F.C.Porto caí com estrondo na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões após perder por 3-2 com o Krasnodar.
Primeira parte horrível que culminou com um 3-0 final. Saravia foi uma nulidade defensiva e inclusive saiu aos trinta e sete minutos para dar lugar a Zé Luís. Se aqui questionamos o porquê de Saravia não jogar, agora percebemos. Não é jogador para o Porto e assim se gastaram 5 milhões de euros. Pois bem, se nos lembrarmos de Janko e João Pedro, claramente Sérgio Conceição não sabe escolher defesas direitos e vários milhões desperdiçados.
Sérgio Oliveira saiu lesionado aos quarenta e nove minutos e o Porto melhorou de tal forma, que o jogo terminou com um 3-2 e com um Porto por cima. Mais uma oportunidade e mais uma vez Sérgio Oliveira demonstrou a estabilidade de um André André, ou seja, não serve.
Marcano cometeu erros atrás de erros. Um jogador que o ano passado visitou o Dragão e tratou os adeptos como tratou, tem este ano como prémio, o regresso e pelo custo de 3 milhões. Pois bem também pode ir embora para a Roma, para Espanha, para onde ele quiser. Muito fraco e comprometedor.
Estes nomes foram escolhidos por quem? Sérgio Conceição, por isso, este tem de ser responsabilizado. Numa eliminatória em que estávamos a ganhar por 1-0, insistir em jogar no 4-2-4, sistema tático que já se provou, por diversas vezes, ser um sistema tático ruinoso nos grandes jogos (toda a gente se lembra dos jogos contra o Benfica ou Besiktas) é pura teimosia.
O Porto esteve em constante desequilíbrio defensivo, com os laterais muito projectados e os extremos a não defenderem. Com um Danilo a meio-gás (a recuperar de lesão) e com um Sérgio Oliveira paupérrimo, o Porto não conseguia recuperar a bola e sofria contra ataques atrás de contra ataques.
Um Porto sem ideias de jogo e com muito correr para a frente, o que preocupa e muito. É preciso o jogo ter um fio condutor e esse não houve, é necessário haver mobilidade, mas, com jogadores em posições fixas. Este F.C.Porto é um conjunto de jogadores a correrem sem um fio condutor, sem uma ideia de jogo e sem direção.
A juntar a isto as constantes alterações no onze portista o que não ajuda na estabilidade da mesma nem dos próprios jogadores. Soares que tinha sido aposta, nem no banco esteve. Aboubakar que andou lesionado uma serie de meses, acaba por entrar num jogo deste grau de importância. Uribe e Nakajima ora jogam ou estão na bancada.
Muita parra e pouca uva é o que se nota. Uma equipa que gastou o que o Porto gastou, que tem várias opções para as várias posições e tem um treinador que aposta em constantes flops (Sérgio Oliveira, Otávio e Marcano). Não pode acontecer!
Falhou-se o objectivo Champions e perderam-se 44 milhões no imediato, fora o que se vai perder em direitos televisivos, prémios de jogo e de passagem de eliminatória. As consequências poderão ser nefastas, designadamente, com a saída de alguns jogadores com mercado para compensar.
Por estes motivos todos, mais o peso do ano passado (com o título perdido, quando se tinham sete pontos de vantagem, finais perdidas, crise nos penalty´s) mister obrigado, mas o seu tempo acabou.
Verdade que esta mesma página, o ano passado pediu a sua continuidade e a mesma tinha lógica, contudo, os últimos resultados, os maus reforços, a falta de ideia de jogo e os problemas de balneário fazem com que a opinião se altere e que neste momento lhe peça que saia.
Cabe à administração escolher uma opção válida, sob pena, de serem os próximos a sair. Ninguém tem lugar cativo no F.C.Porto e respostas tem de ser dadas. O F.C.Porto não pode estar fora da Liga dos Campeões, o F.C.Porto não pode ganhar somente um título de campeão nacional em 5 anos, o F.C.Porto não pode falhar contratação atrás de contratação, nem pode andar em situações de fair-play financeiro. Se quiserem manter o treinador, é uma opção vossa, mas se no final correr mal, ambos deverão sair!
Como portista aguardo que esteja completamente errado e que jogo após jogo dê a mão à palmatória.
Por ultimo agradecer ao Sérgio Conceição pelo título nacional conquistado, pela Supertaça portuguesa e pelo regresso às vendas milionárias (Militão, Dalot, Ricardo Pereira), contudo, acho que o seu tempo acabou.
Saudações +fcporto
+ Gilberto Borges