O português Edgar Pinto subiu ao 10.º lugar da geral na última etapa e a equipa azul e branca fez um brilharete coletivo, ao ser apenas batida por Lotto-Soudal e Jumbo-Visma.
O português Edgar Pinto acabou hoje a Volta à Dinamarca em bicicleta em 10.º lugar da geral, após ser 15.º na quinta e última etapa, ganha pelo belga Tim Merlier (Corendon-Circus). A W52-FC Porto destacou-se ao colocar três corredores entre os 14 primeiros, sendo terceira por equipas, a 33 segundos da Lotto-Soudal e a 23 da Jumbo-Visma, duas formações do World Tour.
Depois de partir de Roskilde, o pelotão correu 165,6 quilómetros até à meta, com Merlier a bater ao sprint um grupo de 22 elementos, ao cabo de 3:41.37 horas, à frente do francês Brian Coquard (Vital Concept) e Jasper de Buyst (Lotto Soudal).
O último dia confirmou a vitória do dinamarquês Niklas Larsen (ColoQuick), após um circuito em Frederiksberg, no qual Edgar Pinto conseguiu subir uma posição para entrar no top 10 final.
O ciclista português conseguiu novo ‘top 10’ numa corrida estrangeira esta temporada, depois de já o ter conseguido na Volta a Turquia (5.º), uma prova do escalão WorldTour, na Volta às Astúrias (4.º) e na Volta a Aragão (5.º).
Gustavo Veloso, também da W52-FC Porto, acabou a prova em 13.º, um lugar à frente de Samuel Caldeira, enquanto João Rodrigues subiu a 38.º e Ricardo Mestre foi o 84.º.
António Carvalho, que era o melhor dos portistas na geral, desistiu na etapa de sábado, ao fraturar a clavícula numa queda.
Além dos dragões, terceiros na classificação por equipas, André Carvalho, da Hagens Berman Axeon, fechou a corrida dinamarquesa no 43.º lugar da geral e no oitavo na classificação da juventude.
Fonte: OJogo