O FC Porto estreou-se na prova com uma vitória em casa.
O FC Porto iniciou a defesa do título na Youth League de futebol, em sub-19, com um triunfo por 4-2 sobre os letões do Liepaja, na primeira mão da eliminatória inaugural.
Gonçalo Borges (7 minutos), Fábio Vieira (57), Afonso Sousa (60) e Vítor Ferreira (63), de penálti, construíram o que parecia uma tranquila goleada, contudo Gustavs Riekstins (77) e Viktors Ziemelis (87), de penálti, reduziram e alimentaram a esperança do conjunto báltico.
Os dragões, que disputam a competição através do caminho dos campeões — a equipa sénior disputa a Liga Europa e não a dos Campeões — encontrarão, caso passem, o vencedor entre o FC Viitorul da Roménia e o NK Domzale da Eslovénia.
Apesar do claro domínio, os dragões chegaram ao intervalo com apenas um golo de vantagem, quando Gonçalo Borges marcou na recarga, após uma defesa incompleta do guarda-redes a um livre de Vítor Ferreira.
Foi de livre sobre a direita que Fábio Vieira ampliou para 2-0, contando com o decisivo ‘auxílio’ de Lauva, que três minutos depois (60) ficou a ver Vítor Ferreira cruzar na direita e Afonso Sousa sozinho, ao segundo poste, a marcar de cabeça.
Foi de penálti que Vítor Ferreira (63) fez o 4-0 e que aos 87 Viktors Ziemelis faria o definitivo 4-2. Pelo meio, Gustavs Riekstins (77) aproveitou vários ressaltos na sequência de canto para ‘faturar’.
O FC Porto jogou o suficiente para pensar já na segunda eliminatória, contudo o resultado não lhe permite total tranquilidade quando a 23 de outubro for a Liepaja disputar a segunda mão.
Jogo no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia.
FC Porto — Liepaja, 4-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Gonçalo Borges, 07 minutos.
2-0, Fábio Vieira, 57.
3-0, Afonso Sousa, 60.
4-0, Vítor Ferreira, 63 (grande penalidade).
4-1, Gustavs Riekstins, 77.
4-2, Viktors Ziemelis, 87 (grande penalidade).
Equipas:
– FC Porto: Meixedo, Ferreira, Mendy, Levi Faustino, Leandro Dias (Tiago Matos, 84), Gonçalo Borges (Francisco Conceição, 64), Mané (Rodrigo Valente, 64), Vítor Ferreira, Afonso Sousa, Gomez (Duarte Moreira, 64) e Fábio Vieira (Bernardo Folha, 85).
(Suplentes: Estevão, Tiago Matos, Rodrigo Valente, Folha, Sani, Francisco Conceição e Moreira).
Treinador: Tulipa.
– Liepaja: Lauva, Luks, Libeks, Zelmanis, Rozentals, Ziemelis, Fjodorovs, Bite, Melkis (Jurjevs, 56, e Andersons, 88), Sidorovs (Piksens, 88) e Vilumsons (Riekstins, 64).
(Suplentes: Mazurs, Piksens, Sliede, Jurjevs, Volkovs, Andersons e Riekstins).
Treinador. Janis Intenbergs.
Árbitro: Keith Kennedy (Irlanda do Norte).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bite (45+1), Luks (56), Levi Faustino (67), Zelmanis (80) e Mendy (87).
Fonte: O Jogo
Assistência: cerca de 3.000 espectadores.