Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Famalicão, da oitava jornada da Liga NOS (domingo, 17h30)
O campeonato está finalmente de regresso e a oitava jornada reserva ao FC Porto uma receção ao Famalicão, que à entrada para esta ronda é o líder, com 19 pontos, mais um do que o Benfica e do que os Dragões. Na antevisão da partida que se disputa este domingo (17h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, Sérgio Conceição garantiu que a equipa portista vai dar uma resposta forte após o empate europeu diante do Rangers. O treinador dos azuis e brancos deixou elogios ao trajeto do Famalicão e à qualidade que tem evidenciado, mas acredita que o FC Porto tem todas as condições para impor aos famalicenses a primeira derrota no campeonato.
O Famalicão
“Esperamos um Famalicão com qualidade e aproveito este momento para dar os parabéns à estrutura do clube e ao seu treinador, que tem feito um trabalho muito bom. É verdadeiramente a equipa sensação neste início de campeonato e ninguém esperava que estivesse onde está agora, mas o mérito é deles. Temos a possibilidade de passar para primeiro e é para isso que vamos entrar em campo, para ganhar os três pontos. Do outro lado vai estar uma equipa positiva e com qualidade de jogo. É uma boa equipa e é bom defrontar o Famalicão no momento em que está, num estádio cheio. É sempre um prazer jogar com o Dragão cheio.”
A preparação para os jogos
“Quando preparamos um jogo, percebemos qual é o momento dos jogadores em termos físicos e procuramos prepará-los no plano emocional. O mais difícil para um treinador é entrar na cabeça de cada um dos jogadores. Conheço bem o balneário e todos querem dar o máximo. A paixão pelo jogo tem que estar sempre presente, mas contra o Rangers houve muito foco naquilo que eram as tarefas individuais.”
Os jogadores que saem do banco
“Os jogadores que entram durante o jogo são importantes e uma mais-valia para a equipa. Ainda não tivemos suplentes a fazer golos, mas é apenas uma coincidência. Este ano é talvez aquele em que temos mais oportunidades por jogo. Há ciclos em que se faz golo em meia oportunidade e outros em que não se faz nenhum em cinco oportunidades.”
O jogo 300 como treinador principal
“O importante é desfrutar do jogo e ganhar. Os jogos que ganho é que são importantes.”
A liderança é o objetivo
“Somos o FC Porto e somos uma equipa forte em casa e fora. O FC Porto é superior no plano teórico, mas é no campo que isso se prova. São três pontos importantes. Nunca sabemos quais são os jogos ou os pontos mais importantes. No final da época o mais importante é termos mais um ponto do que o segundo classificado, mas sabemos que este jogo pode permitir-nos saltar para a liderança do campeonato. É na liderança que queremos estar, é ali o nosso lugar.”
Fonte: FC Porto