Por ser menor de idade, Fábio Silva não podia renovar por mais de três anos.
Fábio Silva viveu mais um dia de sonho. O avançado recebeu o Dragão de Ouro de Atleta Revelação do Ano, mas o maior prémio já havia sido conquistado horas antes, quando fechou a renovação de contrato com o FC Porto e passou a ser detentor da maior cláusula de rescisão de sempre do futebol português: 125 milhões de euros (mais cinco do que a de João Félix).
A duração do vínculo do internacional sub-19 português mantém-se inalterada (2022)… por enquanto, até porque os regulamentos da FIFA só permitem que um jogador assine por mais do que três anos quando atingir a maioridade. A SAD, como O JOGO já havia revelado oportunamente, planeava avançar para a renovação em julho, mas optou por antecipar a ação face ao crescimento revelado pelo jogador e ao cada vez maior interesse de clubes internacionais, com o Atlético de Madrid e a Juventus à cabeça.
Quando Fábio Silva subiu ao palco para receber o Dragão de Ouro para Atleta Revelação, o lote de pessoas que sabiam da renovação era restrito. Por isso, o avançado que pulverizou praticamente todos os recordes de juventude do clube limitou-se a agradecer a Pinto da Costa “pela distinção” e a Sérgio Conceição pela oportunidade que lhe dá de “cumprir um sonho”, recebendo um aplauso dos companheiros que se encontravam no Superbock Arena-Pavilhão Rosa Mota. O segredo só foi tornado público bem perto do final da gala, durante o discurso do presidente dos dragões à família portista. “O Fábio Silva é um menino que, aos 16 anos, já vencia um título europeu, já era campeão nacional, já sabia o que era a glória no FC Porto e que, com 17 anos, passou a ser o mais jovem marcador de golos em jogos oficiais do FC Porto. Não foi o primeiro com 17 anos a fazê-lo, foi o quinto, mas foi, de facto, o mais novo. É mais um recorde na vida deste atleta, que, mesmo jovem, sente o FC Porto e fez questão de, antes de receber o galardão que recebeu, renovar o seu contrato com o FC Porto”, anunciou o presidente dos azuis e brancos.
Um dia que terminou de forma perfeita para Fábio Silva, que mostrou o desejo de ganhar mais Dragões de Ouro no futuro. “Fiz tudo para conquistar este prémio. Não é apenas meu, mas de toda a formação, que merece esse respeito pela época que fez. Quero sempre conquistar coisas novas. Quem me conhece sabe da minha ambição. Dou sempre o máximo de mim, com humildade. Vou sempre dar o melhor para ajudar o FC Porto”, prometeu.
Fonte: O Jogo