O treinador do FC Porto pode atingir a centena de triunfos contra o Santa Clara, ao 136.º jogo pelos dragões. Só Artur Jorge conseguiu o mesmo.
Sérgio Conceição pode fechar o ano de 2019 acima das 100 vitórias como treinador do FC Porto. Para lá chegar, “basta” vencer o Santa Clara amanhã, em jogo dos oitavos de final de Taça de Portugal. Se o conseguir, iguala Artur Jorge como o mais rápido de sempre a chegar aos 100 triunfos como treinador do FC Porto.
Na verdade, não foram propriamente muitos os treinadores que lá chegaram, ou porque não o conseguiram, ou porque não tiveram tempo.
Em toda a história do FC Porto, Conceição será o quarto a atingir esse registo. José Maria Pedroto precisou de 162 jogos para lá chegar. Jesualdo Ferreira demorou 142 desafios. Artur Jorge chegou à centena de triunfos ao 136.º jogo, precisamente o mesmo número que o atual treinador portista amanhã completa. Ou seja, pode igualar o Rei Artur, o primeiro campeão europeu pelos dragões, o que não deixa de ser mais uma marca relevante neste percurso que leva dois anos e meio e no qual já bateu, por exemplo, o recorde de pontos (88) num campeonato, precisamente aquele que permitiu aos azuis e brancos recuperar o título nacional.
Já agora, em termos absolutos, José Maria Pedroto foi aquele que mais vezes venceu ao serviço do clube. São 214 triunfos em 321 jogos, com uma percentagem de 66,7% de sucesso. Artur Jorge conta 187 vitórias, com sucesso em 73,6% dos jogos. Jesualdo Ferreira saiu do Dragão com 125 jogos ganhos, mas eficácia inferior: 67,2 %. Se Conceição chegar hoje aos 100 triunfos, fica com percentagem de 73,5% de sucessos obtidos. Nesse ranking é André Villas-Boas quem lidera de forma muito destacada: ganhou 84,5% dos 58 jogos que disputou, significativamente mais do que os 77,2% de Dorival Yustrich. Artur Jorge é terceiro, Sérgio Conceição vem a seguir, à frente de… José Mourinho.
Fonte: OJogo