A defender ou a atacar, o médio é tão omnipresente que Conceição raramente abdica dele. São 90 ações por jogo, o que significa que não passa um minuto quieto… Pepe é o segundo portista mais interventivo.
Otávio é cada vez mais importante para Sérgio Conceição e joga à medida da importância que vai tendo, mesmo sem tantos golos ou assistências como no passado. No fundo, o brasileiro destaca-se pela omnipresença, pela quantidade de vezes que aparece em jogo. De acordo com os dados Opta que a Wyscout revela, o portista tem 90 ações por jogo. O que significa, desde logo, que não se esconde nem um minuto da bola e procura ser o íman das decisões a cada momento.
Para efeitos de pesquisa e contabilidade, incluímos todos os jogadores da Liga que disputaram pelo menos metade dos minutos possíveis neste campeonato até à interrupção. E Otávio não só é o melhor do FC Porto, como da Liga também. Já lá vamos. Entre as ações contabilizadas pelo portal de estatística estão todas as ofensivas (remates, passes, cruzamentos ou dribles) e defensivas (recuperações de bola, interceções, duelos ganhos). Otávio define bem 62% das vezes em que participa no jogo. Não é dos melhores, a esse nível, nem poderia, porque a média tende a piorar quanto mais vezes um jogador se mostra ao desafio. Otávio está sempre a fazê-lo. Entre os dragões, Pepe é o segundo mais interventivo, com 82 ações, quase todas defensivas. Segue-se Sérgio Oliveira, em foco nestes últimos meses, com 80 ações. Nakajima (76) e Uribe (75) fecham o Top-5.
ojogo