Treinador do FC Porto manteve esta sexta-feira uma conversa com Fabio Cannavaro, antigo internacional italiano e agora treinador, através do Instagram.
Elogios de Iker: “A sério, ele falou bem de mim? (risos) Já são três anos juntos. Pepe? Bem, a verdade é que, quando falamos destes jogadores mais experientes, a relação treinador/jogador é fantástica. Eles percebem a nossa forma de trabalhar, o que dizemos. E eu não sou um treinador fácil. Eles sabem que para mim, no trabalho, é igual um jovem de 17 anos ou um com 37. São todos iguais no trato. Mas estes dois têm uma grande experiência, ganharam coisas fabulosas”.
Ideia de jogo: “Exigência, intensidade e dar pouco aos adversários. Não os deixar ter o controlo. E quando temos a bola, guardá-la o mais possível. O futebol sempre foi assim. No FC Porto, encontrei o máximo de profissionalismo de todo o staff e isso é decisivo para um clube grande como este. Depois o treinador tem de acrescentar o seu caráter, mentalidade e ideia de jogo”.
Jogadores: “Felipe e Herrera estão no Atlético Madrid, Militão foi para o Real Madrid. Danilo? É o nosso capitão, fisicamente é um animal, é um grande rapaz”.
Campeonato português: “Em Portugal temos três ou quatro equipas fortes… Estamos a melhorar muito nos últimos anos, mas na Europa é mais difícil. Por isso, acho que nos devemos ajustar. Não é mudar o modelo de jogo, mas ajustar à competitividade das equipas de Inglaterra, Espanha, França, Alemanha ou Itália. Isto porque estas equipas estão inseridas, todas as semanas, num contexto competitivo muito alto. Nós não”.