A presença no plantel de vários jogadores que em 2017/18 souberam roubar a liderança ao Benfica e aguentá-la até ao final pode ser factor decisivo. Como também Conceição e Danilo, por exemplo.
Lembra-se onde estava a 15 de abril de 2018? “Claro que sim…” sorri Herrera. O dia foi o mais marcante de toda a sua carreira desportiva. Para os portistas, habituados a uma série de conquistas nacionais e internacionais nas últimas décadas, terá havido outros, é claro, mas seguramente este faz parte das melhores memórias recentes.
A 15 de abril de 2018, o FC Porto venceu o Benfica, na Luz, por 1-0. O golo, ao minuto 90, permitiu a ultrapassagem ao rival e antecipou uma festa maior, que o regresso aos títulos, consumado duas semanas depois, acabaria por confirmar. “Foi incrível…”. A perceção do mexicano, dois anos depois do feito, mantém-se como à data. O JOGO falou com o agora jogador do Atlético de Madrid e nem teve de lhe puxar pela memória.
“Naquele momento, só pensei em rematar. Quando controlei a bola não pensei se havia alguma opção de passe, só em controlar e rematar. O que senti foi… Bem, creio que nunca senti o mesmo em qualquer golo anterior”, confessa, em contacto telefónico com o nosso jornal.
“Creio que foi mais especial por ter marcado àquele rival, naquele estádio e no momento do campeonato em que estávamos. Sabíamos que era uma oportunidade única ganhar ali e passarmos para a frente. A verdade é que foi o melhor golo que marquei e a melhor sensação que vivi ao marcar um golo. É um momento único”, atesta, sem qualquer margem para dúvidas.
Herrera é, atualmente, médio do At. Madrid, mas os seis anos que passou no FC Porto marcaram definitivamente a sua carreira. Hoje é um cidadão português, portista de coração, confessa. Daí que se mantenha ligado ao que acontece na Liga e esteja entusiasmado com a reviravolta na tabela. “Acredito que, apesar de faltarem mais jogos do que na altura a nós [faltavam quatro, agora faltam 11], depois das dificuldades que a equipa sentiu para chegar e solidificar a liderança, depois de ter estado tantos pontos atrás do Benfica, penso que será impossível que tirem o título ao FC Porto. Obviamente que ainda falta algum campeonato, mas acredito que estão fortes, unidos, motivados”, sublinha, confiante.
No fundo, para Herrera, há pelo menos nove razões para acreditar que a história de 2017/18 se repete. São elas Marcano, Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Marega, Aboubakar e Soares. “Há muitos jogadores da equipa 2017/18 que foi campeã. Isso pode ajudar. Mas também chegaram jogadores com muito estatuto e experiência que deram um extra. E os grandes, como Danilo, o capitão, também serão importantes, até para motivar o plantel e lhes fazer ver o que conseguiram depois de tantas críticas”, vincou.
“Os grandes, como Danilo, serão importantes. E Sérgio Conceição não deixará que os jogadores relaxem”
O papel de Sérgio Conceição também será fundamental, acredita. Sem relaxar. Quem o conhece, sabe como é. “Não tenho dúvidas de que o mister não vai deixar que relaxem. Conheço-o muito bem e estará mais preparado e exigente ainda agora que é líder do que quando estava atrás. Isso é uma das coisas fundamentais da equipa, a personalidade do treinador. Mas também a qualidade dos jogadores. Acredito que vão conseguir o campeonato. Espero isso”, encerrou.
Fonte: OJogo