Jogo-treino foi no Dragão e as duas equipas vestiram e empenharam-se a rigor. A equipa principal venceu por 4-0 e o treinador preocupou-se, essencialmente, em dar o mesmo tempo a toda a gente.
Na primeira oportunidade para testar uma nova dupla de centrais depois da lesão de Marcano, Sérgio Conceição não surpreendeu e começou ontem a dar rotinas a Pepe e Mbemba, o novo par que se perfila para o eixo da defesa, a começar desde já em Barcelos, contra o Famalicão, dia 3.
A equipa principal teve on- tem treino de conjunto com a equipa B e Sérgio Conceição tentou aproximá-lo o mais
possível do novo contexto de jogo. Assim a sessão foi transferida para o Dragão (como já tinha acontecido há uma se- mana) e desta feita as duas equipas profissionais do universo portista até usaram os equipamentos de jogo. Mais, Pepe e Danilo, a julgar pelas fotografias publicadas, também usaram as braçadeiras de capitão. No Estádio voltaram a ser replicados os mecanismos de segurança do novo futebol que a covid-19 impôs, quer nos circuitos e espaços utiliza- dos, quer na proteção individual.
Voltando ao treino, Mbemba e Pepe, que esta época nunca alinharam juntos enquanto dupla de centrais, cumpriram o que lhes foi pedido e tiveram Corona e Manafá nas duas laterais. Sem surpresa, deve ser esse o alinhamento defensivo guardado para o regresso do campeonato. No resto, Sérgio Conceição preocupou-se, essencialmente, em dar o mesmo tempo de jogo a todos os atuais 27 jogadores que compõem o plantel principal. É que além de Marcano, também Nakajima está ausente. O japonês é baixa há mais de uma semana por estar em casa, no apoio à mulher, e vai perdendo muito espaço na luta por um lugar. Otávio e Luis Díaz são, por estes dias, os extremos de referência dos dragões. Romário Baró é a principal solução.
O treino de conjunto acabou por permitir que cada jogador acumulasse mais tempo de jogo do que aquele que havia somado na semana passada, sinal de que os níveis físicos de cada um estão já mais próximos do expectável. A equipa A venceu por 4-0, com golos de Luis Díaz, Vítor Ferreira, Aboubakar e Soares. Conceição foi fazendo várias alterações em diversos momentos, antes de dar por encerrada mais uma semana de trabalho, a terceira desde o início da retoma.
A partir de segunda-feira a equipa entra na reta final da preparação para o jogo com o Famalicão e a abordagem aos trabalhos será cada vez mais específica. Mbemba e Pepe serão seguramente testados novamente, não porque o treinador tenha qualquer dúvida sobre o que podem render, mas antes para intensificarem rotinas. Os dois têm sido bastante utilizados este ano, mas quase sempre na companhia de Marcano, agora indisponível. Diogo Leite também faz parte dos planos e continua a ser hipótese.
ojogo