O FC Porto está a tentar o regresso do defesa internacional argentino, que está de saída do Manchester City
Argentino terá de baixar consideravelmente o salário em relação ao que ganha em Inglaterra, mas os primeiros contactos exploratórios foram promissores. Negócio ainda longe de concluído.
Depois do ataque, a defesa. Sérgio Conceição quer um defesa central para acrescentar a Pepe, Mbemba e Marcano (que não deve voltar a jogar tão cedo) e o desejado do treinador dos campeões nacionais é Otamendi. O FC Porto já iniciou contactos para perceber de que forma pode fazer regressar o experiente argentino, contando com a colaboração de Jorge Mendes. O Manchester City, com quem tem contrato até 2022, colocou-o no mercado, uma vez que Pep Guardiola tem outros planos para o eixo defensivo dos “citizens”, tendo inclusive contratado já Natahn Aké ao Bournemouth por 45 milhões de euros e Kalidou Koulibaly (Nápoles) estará a caminho.
O maior problema para ser ultrapassado prende-se com os salários do defesa de 32 anos, que em Inglaterra ganha muito mais do que aquilo que a SAD azul e branca pode pagar. Em todo o caso, as conversas já se iniciaram e têm sido promissoras pelo que a hipótese de Otamendi reforçar o plantel portista é muito forte. O argentino, que no mês passado foi apontado à Lázio, está na disposição de baixar o ordenado para voltar a um clube onde foi três vezes campeão nacional e conquistou a Liga Europa.
Sérgio Conceição já tinha admitido, na entrevista que concedeu ao jornal OJogo, que estava a analisar a questão dos defesas centrais. É verdade que, neste momento, tem jogadores a mais para a posição, mas só Pepe, Mbemba e Marcano têm lugar assegurado para 2020/21. Diogo Leite deve ser vendido, assim como Diogo Queirós, que não está interessado em novo empréstimo. Osorio está a treinar com o plantel, mas apenas temporariamente. No fundo, Sérgio Conceição quer um central que jogue no lado esquerdo, visto que Marcano ainda vai estar fora da competição mais alguns meses. E Otamendi, apesar de ser destro e de ter atuado à direita (com Mangala ao lado) na primeira passagem pelo FC Porto, tem rotinas na esquerda. Foi aí que jogou quase sempre no Valência (com Mustafi à direita) e também no seu atual clube, o Manchester City (com Stones). Além disso, Otamendi acrescenta experiência à equipa e polivalência, visto que também pode jogar como lateral-direito.