É com o estatuto de imprescindível que Otávio parte para aquela que, por enquanto, surge no papel como a última temporada de ligação ao FC Porto.
O desejo dos dragões de renovação do contrato ainda não foi formalizado e, de acordo com uma fonte conhecedora do processo consultada por O JOGO, as conversas entre as duas partes encontram-se estagnadas. O que não quer dizer que não haja avanços depois de o mercado encerrar. No entanto, o treinador azul e branco não abdica do brasileiro e prepara-se para lhe voltar a entregar a batuta da equipa, como foi possível perceber pelas informações dos sete jogos de pré-época, realizados à porta fechada, que foram saindo para o exterior.
Conceição trabalhou dois esquemas táticos (4x4x2 e o 4x2x3x1) e em ambos o médio assume-se como uma peça-chave, uma vez que permite uma alteração no sistema durante o encontro sem ser necessário recorrer ao banco. O técnico, de resto, deixou-lhe muitos elogios na primeira parte da extensa entrevista que concedeu ao nosso jornal, quando declarou a preferência pelas estratégias que contemplam um duplo pivot. “O Otávio é um jogador muito inteligente, consegue não só estar perto do Marega, como na nossa primeira parte da construção”, explicou Conceição.
Esta versatilidade de Otávio fez dele um intocável no Dragão e, como seria de esperar, acabou por captar a atenção de alguns clubes no exterior. Ainda antes de terminar a temporada, surgiram notícias na Alemanha e em Portugal de que o Schalke 04 estaria a seguir o médio e Casillas, numa investida inesperada nas redes sociais, chegou a colocá-lo na lista de alvos do Sevilha e do Nápoles. A verdade é que nenhum dos potenciais interessados avançou com uma proposta suficientemente atrativa e vão aguardando serenamente que o brasileiro de 25 anos entre em 2021 sem o vínculo renovado, já que em janeiro poderiam tentar persuadi-lo a assinar um pré-contrato por restarem menos de seis meses para o fim da ligação com os azuis e brancos. Um cenário que não agrada nada aos dragões, pelo que o tema deverá ser retomado quando as questões relacionadas com o mercado, que encerra a 6 de outubro, estiverem concluídas.
A última época foi a mais regular de Otávio desde a chegada a Portugal. O jogador natural de João Pessoa fixou um novo recorde pessoal de jogos numa temporada (48), somou 11 assistências e marcou por duas vezes (Tondela e ao Moreirense). Números que espera agora superar em 2020/21.
Fonte: O Jogo