Conceição falou e alertou para Zaidu
Nunca alguém publicamente se referiu ao lateral do FC Porto nesses termos: nem foi patinho feio, nem é indiscutível. Mas… Talvez não seja mentira que ambos os adjetivos estejam corretos. É certo que a plateia do Dragão nunca morreu de amores pelo lateral, mas também é inegável o crescimento que dele se tem visto nos últimos tempos.
Portimonense, a meio da época 2018/19, a sua polivalência era o que mais contava. Ora para jogar na direita, para resguardar Maxi Pereira e, ao mesmo tempo, ser o sucessor de Ricardo Pereira, ora para ser a alternativa a Alex Telles na eventualidade de o brasileiro estar indisponível. Sem nunca deslumbrar, é verdade. Ansioso, precipitado em alguns momentos, com uma desconcentração própria de quem precisaria de disciplina rígida. Os adeptos pouco toleraram as suas falhas, mas Sérgio Conceição não o deixou cair e, passando algo despercebido, concluiu a época passada com 45 jogos no total. Aliás, o pós-paragem trouxe uma verdadeira consolidação no onze. Mesmo com a ameaça Tomás Esteves, que aproveitou a ausência de Manafá por castigo nas Aves, o camisola 18 não vacilou e fez uma reta final com praticamente todos os minutos – tirando esse tal jogo nas Aves, que os dragões empataram, e o seguinte, contra o Boavista, em que entrou ao intervalo e ajudou a desbloquear até ao 4×0.
Em suma, há oito jogos que joga sem falhar qualquer minuto. Ou seja, há já muito tempo que Corona deixou de ser opção de recurso para a lateral. E há muito que Saravia teve o espaço totalmente barrado na equipa. Tomás Esteves também não parece estar, por agora, no mesmo patamar e o próprio reforço Carraça, que não figurou nas 20 opções para o jogo contra o SC Braga, terá bastante para pedalar para ameaçar Wilson Manafá.
Na conferência de imprensa após o jogo com os arsenalistas, questionámos Sérgio Conceição sobre esta evolução e se o técnico partilhava da visão. A resposta foi ampla, incluiu o trajeto, a «humildade» e a principal característica que o treinador viu nele: velocidade. Tal como Zaidu, disse o próprio [ver vídeo abaixo]. Perante a saída de Alex Telles, estará à vista novo projeto de ascensão?
Fonte: zerozero.pt