Covid-19: contacto com positivos na Seleção não afasta a dupla do jogo com o City. Regime inglês obriga a quarentena… parcial
A viagem para Inglaterra e a utilização de Pepe e Sérgio Oliveira no jogo com o Manchester City, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, não está em causa se até lá continuarem a testar negativo na despistagem à covid-19.
O contacto mantido com três positivos (José Fonte, Anthony Lopes e, especialmente, Cristiano Ronaldo) durante a passagem pela Seleção Nacional fez disparar o alarme, mas não serão razões protocolares a impedi-los jogar.
Apesar de o governo britânico ter determinado que quem viaja de território português tem de cumprir uma quarentena de 14 dias, pelo facto de Portugal continental não figurar na lista de países considerados seguros, a dupla do FC Porto está abrangida por um regime especial, criado pelas autoridades governamentais para alguns setores da sociedade, entre os quais o desporto de alta competição, que prevê algumas exceções à regra.
Ora, segundo o documento publicado na página da internet do governo britânico, Pepe e Sérgio Oliveira terão, tal como os outros elementos da comitiva do FC Porto (equipa, treinadores e staff de apoio), de entrar em quarentena assim que pisarem solo inglês.
A exceção surge a partir daqui. Tendo em conta o estatuto de atletas de alta competição, que terá de ser comprovado junto das autoridades locais, os portistas poderão interromper o confinamento hoteleiro em dois momentos: para o treino de adaptação ao relvado e à iluminação do Estádio Cidade de Manchester e para o encontro com a equipa de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, que também estão abrangidos pelo mesmo regime.
Nos outros momentos da estadia devem manter-se na respetiva ala do hotel, em contacto exclusivo com a restante comitiva, sujeita às mesmas disposições. Nem passeios fora do hotel, nem áreas comuns estão autorizadas.
Para o FC Porto, a quarentena em Inglaterra durará apenas o tempo que por lá ficar (no máximo três dias). Para os outros jogadores da Premier League que estiveram na Seleção Nacional, porém, o período de confinamento será superior e só o poderão fintar para treinar, jogar ou viajar para os estádios onde se efetuem os jogos.
Fonte: O Jogo