Menu

Em busca da qualificação e dos milhões: quanto já ganhou o FC Porto na Champions?

+FCPorto 3 meses ago

Faltam apenas disputar duas jornadas e a última disputada, a quarta, deixou as contas do grupo totalmente em aberto. Agora, o FC Porto tanto pode «cair» para a Liga Europa, como terminar em primeiro lugar no grupo e ir atrás de mais milhões, que vêm da presença na fase a eliminar, para juntar a um «bolo» cada vez mais agradável para os dragões.

Vamos por partes. A partir do momento em que se qualificou diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto começou a amealhar o bolo milionário, com a adição de 15,64 milhões de euros, valor dado a cada clube presente na fase regular da prova. A isso, os dragões juntaram ainda o valor referente ao ranking dos clubes participantes na edição em causa da prova, que tem por base as performances nas competições europeias da UEFA ao longo dos últimos dez anos, ou seja, neste caso, desde 2013/14 até à época passada, 2022/23. Aí, o FC Porto recebeu mais 26,151 milhões de euros.

A este valor juntam-se ainda os milhões que advêm dos resultados desportivos até agora obtidos nesta fase de grupos, totalizados em 8,4 milhões de euros, até agora, uma vez que cada vitória «dá» 2,8 milhões de euros (FC Porto tem três vitórias e uma derrota até ao momento). Quer isto dizer que, até ao momento, o FC Porto já arrecadou um total de 50,191 milhões de euros nesta edição da Liga dos Campeões, mas pode não se ficar por aqui.

É que estão ainda em jogo nesta fase de grupos um máximo de 5,6 milhões de euros, caso o FC Porto vença os dois jogos em falta (cada empate vale 930 mil euros), além dos possíveis 9,6 milhões de euros caso se qualifique para os oitavos de final. Quer isto dizer que nestes últimos dois jogos da fase de grupos os azuis e brancos têm em jogo ainda 15,2 milhões de euros.

A importância da permanência na Liga dos Campeões, além do prestígio, vê-se também bem quando se olha para estes prémios monetários. Em jeito de comparação, caso o FC Porto fique em 3º no grupo da Champions receberá apenas 500 mil euros por ir ao play-off de acesso à fase a eliminar da Liga Europa e, possivelmente, mais 1,2 milhões de euros, caso se qualifique efetivamente. Valores bem distintos.

Nota ainda para o facto de, futuramente, este valor poder ainda crescer mais, mesmo que o FC Porto não passe aos «oitavos», uma vez que os dragões receberão ainda o valor referente ao market pool, apenas atribuído no final da temporada.

Fonte: zerozero.pt