Menu

Igual a Hulk e a perseguir Deco: Taremi tem 127 participações em golo no FC Porto

+FCPorto 3 meses ago

O trabalho de um avançado, na ideia de jogo de Sérgio Conceição, não se limita a fazer golos e assistências, como o treinador do FC Porto fez questão de sublinhar antes do embate com o Famalicão,  mas é graças a essas duas ações, em conjunto ou separadas, que Taremi tem feito história no clube.

Com o remate certeiro de sábado, contra aos famalicenses, o internacional iraniano não só se aproximou de  Jackson Martínez (2.º classificado) na tabela dos melhores marcadores estrangeiros dos azuis e brancos, como igualou Hulk no ranking dos jogadores com mais participações em golo desde o início do século. O atacante passou a somar 127, tantas como as que conseguiu o “Incrível” em pouco mais de quatro épocas nos portistas, mas levou menos cinco desafios a lá chegar. Deco é agora o único à frente de Mehdi, que poderá superar as 140 do “Mágico”, na medida em que “só” lhe faltam 13 e o pior registo em três temporadas no Dragão foram 35 (2020/21).

A contagem esta temporada vai em sete, com o número de golos (quatro) a ser por esta altura superior ao das assistências (três), não obstante um certo distanciamento territorial de Taremi em relação à baliza em determinados jogos. A verdade é que a veia goleadora do “Príncipe da Pérsia”, como lhe chamaram os portistas, nunca desapareceu por completo e a diferença para Hulk reside precisamente nesse capítulo. Enquanto que as 127 ações decisivas do brasileiro são compostas por 77 remates certeiros e 50 ofertas, o iraniano chegou ao mesmo número através de 84 golos e 43 assistências. Nada de anormal, tendo em conta a posição que ambos ocupam no terreno, mas no caso de Deco e de Quaresma (4.º da lista) as entregas surgem em destaque em comparação com os disparos a contar.

Uma coisa parece certa: aconteça o que acontecer daqui em diante, já que a renovação de contrato se perspetiva impossível (como assumiu Pinto da Costa), Taremi deixará sempre um legado no FC Porto ao nível dos melhores jogadores que representaram o clube. E esta tarde/noite pode tentar aumentar já o pecúlio.

Fonte: ojogo.pt