Menu

Irão une-se e critica ″ataques″ a Taremi: ″Bizarros″ e ″covardes″

+FCPorto 6 meses ago

Palavras de Carlos Xavier iniciaram onda de solidariedade à volta do avançado dos azuis e brancos.

O ruído que se ergueu nos últimos dias em torno de Taremi extravasou as fronteiras de Portugal e fez eco no Irão, onde os comentários de Carlos Xavier espoletaram uma onda de solidariedade à volta do avançado do FC Porto. Apesar de o antigo jogador do Sporting se ter retratado por lhe ter chamado “muçulmano”, a federação iraniana não conseguiu tapar os ouvidos à polémica e reuniu os jogadores da seleção num comunicado em defesa de Mehdi.

“É surpreendente e lamentável que comentários racistas tenham sido feitos contra um jogador leal e comprometido, por uma pessoa que também faz parte da família global do futebol. Os membros da seleção iraniana condenam e enfatizam estes comentários vergonhosos”, pode ler-se numa nota publicada nas redes sociais, acompanhada de uma fotografia de Taremi no Mundial refletida no olho de uma dragão.

Num país em que cerca de 80 por cento dos habitantes são muçulmanos xiitas – a religião oficial do Irão -, os comentários de Carlos Xavier foram recebidos com desagrado. “A linguagem internacional do futebol é a linguagem da bondade e, assim como a literatura absurda e obscena usada nas palavras deste ex-jogador de futebol contra Taremi enfrentou uma reação negativa neste país, certamente que também será rejeitada por todos os membros da grande e internacional família do futebol em todo o mundo”, conclui o organismo que tutela a modalidade no Irão.

Ao contrário do que aconteceu em outras ocasiões, desta vez a Imprensa local não foi capaz de ficar indiferente à polémica, com o portal “Varzesh3” a utilizar expressões como “bizarros” e “covardes” para catalogar os “ataques” feitos em Portugal a Taremi. O “Footballi” rotulou o comentário efetuado por Carlos Xavier como “preguiçoso”, enquanto o “Farsnews” apontou a mira aos adversários dos azuis e brancos. “O brilho incomparável da estrela iraniana no FC Porto nos últimos anos lançou as bases para a ira dos rivais do FC Porto. Taremi ganhou muitos penáltis na grande área e as ações do astro iraniano irritaram adeptos de equipas rivais”, escreveu aquele portal.

Fonte: ojogo.pt