Menu

Pepe bate presenças do Benfica e avança para o trono da Liga dos Campeões

+FCPorto 4 meses ago

Uma lesão adiou a coroação na jornada anterior, mas tudo aponta para que na quarta-feira Pepe possa tornar-se no jogador de campo mais velho de sempre a jogar na Liga dos Campeões.

Internacional português passará, de uma assentada, o italiano Alessandro Costacurta e o escocês David Weir. Pela frente ficará com cinco guarda-redes. Mas um até pode ser batido em dezembro.

O capitão do FC Porto está a evoluir favoravelmente do problema físico que o apoquentou nas últimas semanas e entre os dragões cresce a esperança de que possa avançar para a titularidade, ultrapassando, de uma assentada, David Weir e Alessandro Costacurta, respetivamente. O italiano alinhou pela última vez com 40 anos, 6 meses e 28 dias, numa derrota do Milan com o AEK de Atenas em 2006, e o escocês com 40 anos, 6 meses e 27 dias, num empate do Rangers com o Bursaspor em 2010. Confirmando-se a utilização na Bélgica, com o Antuérpia, o internacional português jogará com 40 anos, sete meses e 29 dias.

A resistência e a longevidade de Pepe há muito que vêm sendo notícia. O central é, por exemplo, o jogador mais velho a atuar no campeonato português esta temporada, mas este feito na liga milionária ganha outro relevo quando se constata que pela frente ficam apenas cinco guarda-redes. A posição não é tão exigente do ponto de vista físico como a de um jogador de campo e, por norma, quem a ocupa consegue prolongar muito mais a carreira no tempo. Foi o que fez o italiano Marco Ballotta, que aos 43 anos, 8 meses e 8 dias ainda fez 90 minutos numa derrota da Lázio contra o Real Madrid. Ao dia de hoje, a marca parece ser difícil de alcançar para a “lenda” dos azuis e brancos, mas até ao final da fase de grupos da Champions ainda poderá subir uma posição na tabela absoluta. O jogo com o Shakhtar Donetsk, que encerra esta primeira etapa da competição, está marcado para 13 de dezembro, quando terão passado 40 anos, 9 meses e 17 dias do nascimento de Pepe (26/02/1983).

Para mais tarde poderá ficar reservada outra proeza, que dependerá do apuramento do FC Porto para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Se os azuis e brancos o lograrem, Pepe terá uma oportunidade de ouro para também se tornar no jogador de campo mais velho de sempre a alinhar numa fase a eliminar. Costacurta (40 anos e 2 dias) e Ryan Giggs (40 anos, 3 meses e 3 dias) são os únicos homens que seguem à frente. Contudo, quando a primeira (13, 14, 20 e 21 de fevereiro) ou a segunda mão (5, 6, 12 e 13 de março) se jogarem, há muito que o internacional português terá passado aquelas idades. De resto, ficará apenas atrás de um guarda-redes na contabilidade absoluta: Mark Schwarzer. O australiano “fez uma perninha” pelo Chelsea com 41 anos, 6 meses e 24 dias na segunda mão das meias-finais da liga milionária de 2013/14, contra o Atlético de Madrid, despedindo-se aí de uma prova em que Pepe continua a dar cartas.

Bate presenças do Benfica

A longevidade de Pepe está ainda bem refletida no número de presenças na Liga dos Campeões. O defesa participa na fase de grupos da maior prova de clubes pela 19.ª vez, num percurso iniciado em 2004/05, quando saltou do Marítimo para o FC Porto. De resto, se contabilizarmos apenas as edições realizadas desde que a prova adquiriu o atual formato, na já longínqua temporada de 1992/93, não há muitos clubes que possam gabar-se do mesmo. Pelo contrário. O internacional português tem mais participações do que, por exemplo, o Benfica (18), o Sporting (10), o Braga (3) e o Boavista (2), sendo superado apenas por sete dos 32 emblemas que disputam a competição esta temporada. Neste lote encontra-se o azul e branco (27), bem como o Real Madrid, o Barcelona (28), o Bayern (27), o Milan, o Manchester United e o Arsenal (20) – entre os não participantes, a Juventus é a única que tem mais (23).

Desde que se estreou na Champions, com o CSKA de Moscovo, Pepe só viu o acesso à fase de grupos negado uma vez. Foi em 2019/20, quando o FC Porto caiu aos pés do Krasnodar no play-off. Senão, já ia para a 20.ª presença

Fonte: ojogo.pt