Menu

Pinto da Costa: ″É ridiculo, uma Liga que só dois ou três sabem o nome e a vitória vale tanto como a final da Champions″

+FCPorto 6 meses ago

Declarações de Pinto da Costa na cimeira Thinking Football

Formados no FC Porto: “Prazer ver que no mundo futebol está alguém de azul e branco, quer treinadores como José Mourinho, quer jogadores, que fazem parte de grandes equipas, até dirigentes. Estamos em lugares de destaque que se formaram aqui no FC Porto. Isso é uma satisfação. Em relação ao meu sucesso, qualquer pessoa para ter sucesso o principal é saber escolher os seus colaboradores. Se não se souber escolher os dirigentes, treinadores e jogadores, não se tem sucesso. Tenho tido a felicidade de encontrar pessoas que estão de alma e coração comigo, técnicos que se identificam com o bem do FC Porto – e estão aqui dois, Oliveira e Conceição. São esses que fazem o sucesso de quem está na presidência. Tive essa felicidade e também e um pouco de azar senão teria mais vitórias. Tenho a consciência tranquila que sempre defendi aqueles que comigo trabalham e que levam a sua missão a sério.”

Lodo no futebol: “Quando falo com as pessoas do futebol diretamente todas me dão razão e acham que esse é um dos motivos: penso que o grande mal do futebol português, que tem dos melhores dirigentes que há, veja-se o caso da Liga da Federação, tem os melhores treinadores do mundo, tem dos melhores jogadores do mundo, tem na organização gente que é requisitada para o estrangeiro, como o Antero Henrique e o Domingos Soares Oliveira. Tem tudo para ser bom. O que nós temos que os outros não têm? A comunicação social. Doa a quem doer. Televisões que enchem horas e horas a falar pretensamente de futebol. Não existe isso em lado nenhum do Mundo. Ainda se fossem antigos jogadores e treinadores seria interessante, mas quem são as pessoas que vão para lá fazer de futebol? Um tal Mauro, que ninguém sabe o que ele sabe de futebol, um Pinotes que é deputado, não sei se sabe alguma coisa de política, mas deve saber tanto de politica como de futebol. É um painel que tem a CNN, que nem sei o nome, um parece que é mesmo Camelo de nome e mais outros dois. Mas o que sabem de futebol? Eles não sabem porque é que a bola pincha, nunca deram um pontapé na bola, não sabem as leis de jogo e estão horas e horas a falar mal do futebol. Estão lá por acaso? Não, estão porque os puseram. Há canais que dizem que a direção não influiu na escolha, eles devem aparecer lá e batem à porta…”.

Os pontos na UEFA: “Os clubes portugueses que vão à Liga dos Campeões têm mantido bons pontos. A Liga Confidencial, ou lá como se chama, onde esteve o Arouca, é ridículo que a vitória lá valha tanto como uma vitória na final da Liga dos Campeões. É inconcebível. Foi a UEFA que decidiu para benefício não de Portugal. Quando os pontos são divididos por todos os que entram nas provas europeias, significa que os nossos pontos vão continuar a ser divididos pelas equipas que não se apuraram. E não faz sentido que a final da Champions ou meia-final ou final da Liga Europa teham o mesmo valor que os pontos do Arouca. Mas como a Holanda tem muitos clubes nessa prova, beneficia.”

Fonte: ojogo.pt