Menu

Recordar ‘Pavão’ em tributo a Fernando Pascoal Neves no Museu FC Porto

+FCPorto 3 meses ago

De 16 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, uma exposição temporária integrada no Tour FC Porto (Museu + Estádio) faz parte de um conjunto de ativações de memórias evocativas do genial futebolista, falecido há 50 anos

Quando passam 50 anos da morte de Fernando Pascoal Neves, um conjunto muito especial de ativações de memória, integrado na experiência premiada do Tour FC Porto (Museu + Estádio), revisita o percurso do futebolista do FC Porto. Partindo da raiz transmontana do antigo médio, natural de Chaves, o trajeto contemplativo recua até ao despertar da carreira desportiva do genial ‘Pavão’, menino de pés prodigiosos a dominar a bola em jogos de rua e nos campos pelados e que abraçou a grandeza dos lendários com a camisola portista.

Fernando Pascoal Neves é um dos ícones do clube destacados no discurso expositivo permanente do Museu Futebol Clube do Porto. Contudo, um reforço de conteúdos e uma apresentação pública inédita de objetos e documentos selecionados nas Reservas do Museu e na coleção privada de Alexandra Neves, filha do jogador, convergem para uma oportunidade ainda mais invulgar de recordar, ou descobrir, a presença de ‘Pavão’ na história azul e branca.

Assim, de 16 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, a exposição temporária Fernando Pascoal Neves, o ‘Pavão’ emerge entre os pontos altos do Tour FC Porto, resultando como auge da sucessão de evocações/homenagens na exposição permanente do Museu e no circuito de visitas ao Estádio do Dragão.

Este tributo à vida e à carreira do futebolista estende-se a diferentes momentos/eventos noutras plataformas de ativação de memória, destacando-se já o Objeto do Mês, um Bilhete-postal de Fernando Pascoal Neves (1965), exposto de 1 a 31 de dezembro no Hall do Museu (área de circulação livre) e na aplicação Museu & Tour. As redes sociais ou o Museu Pop-Up, que se renova todos os meses em www.museufcporto.pt, também se associam às ações programáticas.  

Jogador do FC Porto desde os juniores e a partir de 1964, Fernando Pascoal Neves faleceu subitamente aos 26 anos de idade. Na tarde de 16 de dezembro de 1973, o médio perdeu a vida em campo, no Estádio das Antas, aos 13 minutos do jogo FC Porto-Vitória FC da 13.ª jornada do Campeonato Nacional de 1973-1974, encontrando-se sepultado no Mausoléu do FC Porto (Cemitério de Agramonte, Porto).

Fonte: fcporto.pt